O PROGRAMA PIBEP

O que é?

Este é um programa de fomento ao espírito empreendedor de estudantes de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) da PUCPR por meio da educação empreendedora e da germinação de ideias empreendedoras.

É uma oportunidade para que estudantes da PUCPR tirem as suas ideias do papel e a transformem em um negócio de sucesso. O programa foi montado com muito rigor e estará trazendo profissionais altamente renomados no mercado como mentores e como palestrantes em oficinas de capacitação.

Assim, você não somente terá a oportunidade de criar um business de alto impacto, mas também estará participando de um mini-MBA em Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação.

Objetivo

O principal objetivo do PIBEP é desenvolver a liderança e o espírito empreendedor em estudantes de graduação e pós-graduação da PUCPR, por meio de metodologias ativas e de um espírito “hands-on”.

O PIBEP deverá criar um ambiente universitário voltado à criatividade, pesquisa, inovação, autonomia, senso crítico, dedicação e cooperação, contribuindo para os princípios institucionais de Inovação e Empreendedorismo.

Ao final do ciclo do PIBEP, algumas das iniciativas poderão apresentar alto grau de inovação e potencial de escalabilidade, revelando o perfil empreendedor da equipe. Neste caso, os participantes poderão ensejar a continuidade e o amadurecimento do projeto com a finalidade de transformá-lo em um negócio de alto impacto. Esta continuidade não é objetivo do PIBEP, porém os projetos que apresentarem estas características serão apresentados ao ecossistema empreendedor.

Como Participar?

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação será a coordenadora e uma das financiadoras do programa. Neste ciclo, as oficinas e mentorias contarão com a participação da Escola de Negócios, Escola de Arquitetura e Design, Escola de Comunicação e Artes e Agência PUC de Inovação, e de empreendedores e investidores do mercado.

Desenvolvimento

• Bolsa de micro investimento da PUCPR (micro seed) concedida para as 05 equipes finalistas no valor de até R$ 4.800,00 (Quatro mil e oitocentos reais).
  • Prestação de contas mensal.
  • Ciclo semestral, com duração média de 3 meses.
  • Participação em oficinas de formação, mentorias, networking e demo day.
  • A equipe pode ser desligada caso não cumpra as metas estabelecidas com o mentor e regras do programa.
  • Membro individual da equipe pode ser desligado caso não faça as devidas entregas acordadas com os mentores.

Público alvo

Para estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado) da PUCPR.

Os inscritos não poderão estar participando, concomitantemente, de outro Programa (PIBIC, PIBITI, PIBID ou monitoria), mesmo na qualidade de voluntário.

Coordenação de Iniciação Científica - PUCPR
Telefone: (41) 3271.2112 / 1165