O que é o SEMIC?

O Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) é um evento aberto à comunidade tendo em sua programação científica palestras, mesas-redondas, mini-cursos além das apresentações dos resultados de pesquisas realizados ao longo do ano. Desde 2014, o evento apresenta também uma programação cultural, entrelaçando a ciência, a arte e a cultura...




SEMIC PUCPR - Um mundo + humano por meio da pesquisa

Trabalhos Premiados - SEMIC 2015


APRESENTAÇÃO

Iniciação Científica e Tecnológica

A Iniciação Científica e Tecnológica na PUCPR é uma atividade estratégica na formação de estudantes críticos, criativos e conectados com o entorno e, por que não dizer, globalmente, na busca de soluções que possam contribuir para uma sociedade melhor.

Este evento é a ocasião em que os estudantes apresentam os resultados de suas pesquisas desenvolvidas ao longo de 12 meses, portanto, um momento de celebração do percurso realizado. É, também, uma mostra concreta do que a PUCPR propicia aos estudantes, cada qual trilhando seu percurso individual amparados numa rede de pesquisadores experientes.

Neste ano, esta rede se amplia extra-muros entre os estudantes, pois estarão conosco 7 bolsistas CNPq do programa PIBITI do SENAI, que farão a apresentação dos resultados de suas pesquisas durante o evento.

Serão três dias de intensos debates científicos, palestras, mesas-redondas, mini-curso, sessões de pôsteres, exposição de protótipos de projetos inovadores, apresentações culturais e artísticas. E, muito mais: a oportunidade de estabelecer network com 2.000 estudantes (do ensino médio, da graduação e estudantes internacionais), todos interessados em pesquisa; 500 pesquisadores que atuaram como orientadores das pesquisas, além de 200 avaliadores.

Com certeza esse espaço será um turbilhão de novas ideias, com a energia da juventude comprometida com "Um mundo + HUMANO por meio da pesquisa"!

Desejo a todos momentos de realização e sucesso.


Saudações Universitárias


Cleybe Vieira
Coordenadora da Iniciação Científica da PUCPR



CONCEITO

A PUCPR definiu recentemente algumas áreas estratégicas que estão alinhadas com os desafios globais, com as competências internas, com o planejamento e a missão institucional, a saber: Direitos Humanos, Cidades, Energia, Biotecnologia, Saúde, Tecnologia da Comunicação e Informação.


Para difundir essa posição da Universidade entre a própria comunidade universitária e contribuir para o aprofundamento das questões emergentes de cada área estratégica, decidiu-se que a cada ano o SEMIC assumirá uma delas como temática central.

Neste ano, Direitos Humanos está em foco: a PUCPR acredita que a universidade deve se posicionar como um espaço permanente de debate sobre os direitos humanos. A proposta é fortalecer os mecanismos democráticos na defesa e no monitoramento das violações dos direitos humanos e propor alternativas para a mediação e a solução de conflitos no Brasil e na América Latina.

A área tem como prioridades a educação social em direitos humanos e a articulação de uma ampla rede, formada por acadêmicos, docentes, órgãos públicos, organizações e movimentos sociais para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares.

Convidamos todos os jovens pesquisadores a se engajarem neste caminho, participando dos debates propostos em torno dos seguintes temas: migrações forçadas, violência, infância e juventude, dentre outros.

Finalizaremos o evento com a discussão da interface entre Direitos Humanos e Cidades numa discussão inicial sobre “um novo projeto urbano sustentável que consiga reconectar as pessoas com o seu espaço vital, sem esquecer de buscar as soluções emergenciais para as crises da atualidade”. Cidades será o nosso desafio para o evento de 2016!





Modalidades de IC

PIBIC
PIBITI
PIBIC Jr
Ciência sem Fronteiras